Florais de Bach


Pelos registros a terapia das flores foi sistematizada por um médico homeopata no começo do século XX, Dr. Edward Bach. Este homem foi cobaia de sua própria pesquisa, ele tomava o orvalho coletado das flores no bosque, e gostava... rsrs, daí inventou 38 remédios para problemas específicos como o Pinho ou Olmo ou Salgueiro contra o desespero, por exemplo. Tem uns muito usados hoje como Cherry Plum contra o medo e a perda de controle, e o Gorse contra a desesperança, e o Sweet Chestnut contra a desolação.

Os Florais de Bach são tinturas extraídas das flores e o preparo básico é colocando pétalas em água mineral ao sol por algumas horas, com essa água de flor se faz a tintura usando conhaque como conservante. Toma-se em gotas sobre a língua ou se se bebe o floral misturado com um pouco de água e bem devagar. É ministrada de acordo com o estado emocional da pessoa.

Esta pode ser uma terapia auxiliar para medicina preventiva porque age na emoção da pessoa tipo entorpecente, regulando o emocional da pessoa, levando-a estados emocionais mais confortáveis e, que por isso, a pessoa fica mais aliviada do estresse/sobre carga de tensões físicas e mentais, que a desgasta e adoece a médio e longo prazo.

A ideia que fundamenta essa terapia, de prevenção de desgaste emocional e por efeito, físico também, é que a doença começa no campo psíquico e se reflete no físico. Essa é a mesma ideia que fundamenta a homeopatia, mas há diferenças cruciais, porque a homeopatia serve para curar doenças já instaladas no plano psíquico e refletidas no físico e não para prevenir.

Se alguém usar homeopatia estando bem de saúde o efeito é terrível, acaba caindo doente, já os florais podem ser usados sem que a pessoa esteja doente, alias se a pessoa estiver doente os florais vão esconder a doença porque os sintomas ficarão mascarados e nunca se vai saber da extensão da doença até que ela já esteja num estado muito grave ou até crônica.

Creio que só vale usar os florais de Bach se tiver certeza que está totalmente saudável, e nisso usar para prevenir-se de desgastes desnecessários, porque há alguns que são necessários, não devem ser evitados, porque são boas vivências do campo emocional para o próprio fortalecimento e amadurecimento psicológico, pois se uma pessoa usa floral ou outro entorpecente a cada situação difícil de lidar, para fugir do desgaste, do sofrimento, da dor emocional, ao final essa pessoa ficará tão frágil que sequer poderá enfrentar uma fila de banco sem sucumbir. (Mas claro que desgastes emocionais são um saco... sobretudo em certas fases do ciclo feminino, eu que o diga...rsrs)

A experiência da lida com as próprias emoções sejam elas agradáveis ou terríveis vale muito para se desenvolver, para amadurecer, se evoluir bem como ser humano, portanto não se deve fugir da oportunidade de vivenciar suas próprias emoções. Os florais escamoteiam muito isso, daí atrapalham ao autoconhecimento para aprender a lidar com os próprios sentimentos e emoções, Acho que fugir das vivencias no campo emocional estagna a alma da pessoa, eu ainda sou do time que acredita que “o que não mata fortalece”. O bacana em minha opinião é elaborar-se, aprimorar-se e superar os sofrimentos e não apenas anestesiar-se e falsear-se. Mas não há dúvidas que isso é difícil pra caramba... Daí é claro que há horas que os florais são aconselháveis, sobretudo se houver riscos de no embate com as emoções alguém ficar no risco de acabar adoecendo, então essa é a hora do floral entrar em cena para dar um apoio alienante básico rsrsss. Só que se a pessoa já está doente o remédio que cura é ir à luta pela sua saúde e não a ficar se alienado de sua doença.


Boa Saúde, Paz e Amor para nós!


Fraternamente,

Símia Zen.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo