A medicina é coisa plural...


Fraternas,

Cada povo foi desenvolvendo soluções para seus males, e a cada época, e sempre de acordo com os recursos e tipos de doenças que tinham de enfrentar, pois cada região da Terra tem seu clima, sua biodiversidade, portanto também tem suas doenças que se desenvolveram por conta disso. Daí, o ser humano desenvolveu suas doenças e suas medicinas de acordo com suas necessidades e realidades vivenciadas. Às vezes uma medicina de um povo funciona bem para outro de outro lugar e às vezes não, às vezes uma medicina de outra época funciona bem, as vezes não.

Creio que não podemos nos prender a tradições sejam quais forem só porque são tradições, mas sim porque são boas tradições para a nossa felicidade física, mental, espiritual e social, uma vez que não tenha esse caráter, o da felicidade do bem estar, o de se sentir bem saudável física, mental, espiritual e socialmente a tradição não basta em si, por isso não estou nada preocupada em seguir ou obedecer a tradições cegamente, posso até considerar, mas desde que seja para o bem estar e não só o meu mas de todos que compartilham e compartilhem junto comigo da Vida.

Se for um alemão lá na terra dele que invente uma forma de medicina bacana, que possa ser boa para minha saúde como é a homeopatia, por exemplo, blz , não vou rejeitar o que pode ser bom ao meu bem estar físico, mental, espiritual e social. Pouco me importa se é ou não é tradicional deste ou de outro lugar e cultura. Se minha postura é assim ou assado nem ligo, não tenho vontade de me fechar em guetos culturais ou qualquer bitolação que seja, e nem de me privar do bem de estar bem com que é o bom para mim. Bom... Eu sinto assim, mas cada um que é sabe onde seu calo aperta...

Tudo que for para o bem é bem vindo...

Tudo que é benéfico a nossa saúde física, mental, espiritual e social creio que devemos valorizar, independente de nossos credos ou qualquer outra diferença, porque hoje vivemos um momento de muitos conflitos desnecessários, muito estresse por conta de bobagens que não nos levam a nada se não um grande retrocesso nas relações humanas e com a Mãe Natureza.

Vejo que muitos homens e mulheres buscam regenerar o equilíbrio de sua natureza biológica e aprimorar sua humanidade livrando-se de ideologias e fanatismos sinistros, mas por medo e comodismo aceitam para si relações doentias e um estilo de vida vicioso, de consumo para alienações dos problemas com paliativos torpes e injustos, que são artifícios nocivos. As drogas, o sexo desvirtuado do natural, as massificações culturais da moda, sem religiosidade que valha a uma vida do bem estar com a natureza interna numa religiosidade sincera e ética com os outros seres humanos e com o planeta. As intolerâncias, os racismos, misóginas e misândricas, homofóbicas e heterobóbicas, e de outras ordens nefastas, tudo isso é doença, portanto creio que para todos que querem sair dessa dinâmica de sofrimentos toda a informação que vise minorar as doenças físicas, mentais, espirituais e sociais são muito bem vindas.

Muito dos remédios que as grandes indústrias farmacêuticas convencionais produzem propiciam dependência e até efeitos colaterais muito ruins, mas há muitos que são uteis, sobretudo, em casos emergenciais, pois mesmo que haja risco de efeitos colaterais, ainda assim, entre custo e beneficio é melhor do que os alternativos não danosos, que resolvem o problema na causa, mas que poderiam demorar demais para se refletir em bons resultados no corpo, já que para tais medicamentos terem efeitos bem rápidos na pessoa o corpo teria que estar antecipadamente pronto para receber esse tipo de tratamento. Mas é possível o corpo ser bem tratado internamente com boa alimentação, bem hidratado, em sua constituição química em plano geral no período do tratamento convencional mesmo, assim o corpo ficaria mais resistente ante aos efeitos colaterais se houvessem, e por si um corpo mais bem tratado internamente fica com mais imunidade, se recupera melhor e mais rápido. Por isso também que não podemos deixar de nos alimentar e hidratar bem, mesmo se estivermos sem apetite devemos fazer um esforço para nos alimentar, nos hidratar e respirar corretamente, isso também é tratar-se bem, favorece seu sistema imunológico e tem mais chances de recuperar-se da enfermidade de pronto.

A medicina homeopática, a Ortomolecular, os Florais de Bach, a Acupuntura, a fitoterapia, as massagens, tipo Do In, Shiatzu e Shantala claro que não resumem o repertório da medicina e terapia alternativas, alias justamente por serem alternativos os processos de cura devem primar por um enfoque individual e nem sempre algum método já criado pode ser o suficiente ou adequado para cada individuo. Pois cada um de nós é único, em cada um haverá algo diferente que exija uma busca, invenção e intervenção especifica para sua cura, e nisso possibilidades que a principio seriam insólitas e contraditórias possam ser eficientes, considerando custo e beneficio as vezes vale a pena a criação de novas formas de tratamentos mesmo que estes não tenham o aval das instituições oficiais, ou que ainda não estejam catalogados como o certo. O importante é não aceitar conformadamente a doença como algo normal em nossa sua Vida, porque doença não é coisa de Vida, é coisa de morte, há de se lutar pela conquista da saúde plena/equilíbrio dos sistemas do corpo físico, energético e psicológico sempre.

Creio que mesmo se considerando valida uma medicina, com boa margem para experimentações, no geral que há de se ter muito cuidado nas escolhas de formas terapêuticas e principalmente com as pessoas que ministram tais terapias para não piorar irremediavelmente nosso estado físico, mental, energético e espiritual e o das pessoas que amamos, pois tudo está interligado e de maneira direta ou indireta se nos mantemos doentes/desequilibrados no físico, social, mental ou energeticamente podemos ate sem querer desiquilibrar os que convivem conosco e vice-versa.

Bom... Essa é a minha opinião sobre medicina alternativa, não quer dizer que seja uma verdade absoluta.


Boa Saúde a todas e todos,

Fraternamente,

Símia Zen.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo