Entrevista com Andreia C. K. Mortensen: O bom sono do bebê.

Fraternas, neste dia das crianças dou sequencia as entrevistas do blog Reflexões Femininas publicando a entrevista concedida gentilmente pela neurocientista e criadora e moderadora da comunidade 'Soluções para noites sem choro' Andréia C. K. Mortensen, casada com Ole, pais do Lucas (8 anos, PN hospitalar) e Isabella (3 anos e meio, parto natural domiciliar na água). Nascida em Mogi das Cruzes, SP, e atualmente mora com sua família na Filadélfia, EUA.


A Andreia:


SZ: Qual é a sua formação acadêmica e atuação profissional?

Andréia C. K. Mortensen: Faculdade de Biologia, mestrado e doutorado em Bioquímica, pós-doutorado em Neurociências e Neurobiologia. Atualmente Professora Assistente de Pesquisa na Faculdade de Medicina da Univerdade Drexel, na Filadélfia, EUA.


SZ: Andreia com como você se define?

Andréia C. K. Mortensen: Uma mãe que considera a criança como merecedora de felicidade em primeiro lugar, e para tal é preciso ter conhecimento e empatia para com as fases de desenvolvimento que a criança passa, e é preciso respeita-las e dar-lhes a mão no decorrer desse desenvolvimento.


Seu trabalho de auxilio as mães:

SZ: Quais são suas ações realizadas e as que realiza atualmente e onde atua no plano virtual?

Andréia C. K. Mortensen: Criadora e moderadora da comunidade 'Soluções para noites sem choro' (Orkut e Facebook). http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1122463

Já fui moderadora também por muitos anos do 'Grupo Virtual de Amamentação', e outras comunidades relacionadas. Além do trabalho nas comunidades do Orkut também sou colunista do Guia do bebê (http://guiadobebe.uol.com.br/dra-andreia-c-k-mortensen/ ) onde escrevo sobre sono do bebê, fases de desenvolvimento, retorno ao trabalho, alimentação, e outros temas relacionados.


SZ: Como e quando começou esse trabalho?

Andréia C. K. Mortensen: No início de 2005, quando percebi que não havia um grupo de mães e pais para conversarem sobre sono dos bebês, onde a filosofia em comum era contra condicionamento do bebê a base de choro sem consolo.

Criei o grupo e conversamos não somente sobre sono, mas sobre maternidade em geral, com base nos princípios do 'attachment parenting'.


SZ: Em sua opinião o que é maternidade e qual importância a maternidade tem para a mulher?

Andréia C. K. Mortensen: Maternidade é um processo complexo e que nos possibilita ter aprendizados e crescimentos diários. Antes da maternidade, por mais que tivéssemos empoderamento em outras áreas da vida, a responsabilidade era a nós mesmas, mas depois, aos filhos também. Filhos são seres em pleno desenvolvimento, portanto mutáveis, que nos forçam a desenvolver a flexibilidade e re-arranjarmos expectativas constantemente. Algo maravilhoso e assustador ao mesmo tempo, que demanda muita disponibilidade emocional, mas que proporciona muita felicidade também.


SZ: E sobre a mulher e sua relação com os filhos?

Andréia C. K. Mortensen: Como já mencionado acima, empatia e colocar a felicidade deles em primeiro lugar (não o que significa a nossa felicidade projetada neles). Ou seja, respeitar suas escolhas como seres humanos que são, sem condicioná-los, tolhê-los, mas sim incentivar que eles busquem seus limites e suas escolhas com flexibilidade.

José Saramago diz e eu concordo: "Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem".


Orientações para os cuidados com o sono dos bebes:

SZ: Andreia nos fale sobre a importância do sono para a gestante, mãe e bebê?

Andréia C. K. Mortensen: É Importante descansar para possibilitar o crescimento do bebê, importante que a mãe procure descansar sempre que possível para cuidar do seu bebê e importante que o bebê durma número de horas adequadas para que o hormônio do crescimento atue adequadamente (dormir cedo, logo que escurece, pois a escuridão é um dos dois fatores imprescindíveis para que o hormônio do crescimento atue).


SZ: Quais são as causas e os efeitos do mau sono do bebê?

Andréia C. K. Mortensen: São muitos fatores que influenciam o sono do bebê, vou tentar resumir.

- Em bebês novinhos: (até 3-4 meses), seu comportamento é reflexo de saudades do ambiente uterino e portanto recriá-lo com os 5 passos da 'Teoria de exterogestação', baseada no livro 'O bebê mais feliz do pedaço, de Harvey Karp, é recomendado (http://solucoes.multiply.com/journal/item/53). Entender a necessidade intensa e biológica de muito contato íntimo, corporal, amamentação em livre demanda, é um passo para um sono melhor também.

- Local de dormir: recomendo que sempre se reflita e investigue onde o bebê dorme melhor (com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um “co-sleeper”), e onde você dorme melhor, mantendo a mente aberta.

- Ambiente de sono: idealmente é escuro (exceção das primeiras semanas de vida para as sonecas), e com sons estáticos ao fundo. A escuridão é um dos dois fatores imprescindíveis para que o hormônio do crescimento atue, o outro é o bebê ou criança estar dormindo. Os sons estáticos são muito úteis também para mascarar barulhos externos.

- Expectativas irreais: Também ficar ciente de que mudanças nos padrões de sono ocorrerão, conforme os vários estágios de desenvolvimento do bebê, e entender um pouco da biologia do sono do bebê ajudam muito no sentimento materno, que é sentido e absorvido pelo bebê. Ou seja, mãe mais tranquila e com expectativas reais se transcreve em bebê mais tranquilo também e que dorme melhor! Para entender um pouco da natureza do sono do bebê, veja aqui: http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/a_natureza_do_sono_do_bebe.htm

E para entender as fases de crescimento e desenvolvimento que interferem no sono, aqui: http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/

Se as expectativas dos pais não correspondem a realidade da natureza dependente do bebê e se treinamentos de sono desde cedo são colocados em prática, o emocional desse bebê pode reagir com mais acordadas noturnas. Cabe lembrar que somente aos 2-3 anos é que eles têm maturidade para adormecerem sozinhos, sem ajuda.

- Ritual de sono: falta de ritual, atividades muito agitada antes da hora de dormir, uso de Televisão.

- Alimentação inadequada: (açucares, farinhas, corantes). Ter em mente que o leite (LM ou LA) é o principal alimento do bebê até 1 ano é essencial.

Para uma revisão sobre alimentação veja aqui: http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/comer_bem_para_dormir_bem.htm

-Temperatura: (calor, frio).

- Dentes: uma dica bonitinha é fazer picolé com leite materno ordenhado e oferecer ao bebê durante o dia para aliviar a dor.

- Barulho ou silêncio total: ambas as condições NÃO são favoráveis ao sono, o ideal é ter barulho estático tocando ao fundo continuamente, como um CD com som de chuva, ar condicionado, ventilador, ou outro.

- Exaustão: (sonecas curtas, dormir muito tarde, dormir horas insuficientes, etc). Para entender isso com detalhes, veja sobre o 'Efeito vulcânico': http://solucoes.multiply.com/journal/item/61/61

- Associação de sono: criança que só dorme tomando mamadeira, ou sugando chupeta ou peito (para bebês maiores pois em bebês novinhos é natural que adormeçam no peito da mãe). Para tal, depois dos 4 meses de idade pode-se alternar a forma de ajudar o bebê a adormecer (as vezes mamando, as vezes embalando, as vezes com o pai e assim por diante) e a partir dos 6 meses de idade em média pode-se usar a Remoção Gentil- http://solucoes.multiply.com/journal/item/12

- Refluxo e Alergia a Leite de vaca: (para entender melhor recomendo a comunidade https://www.facebook.com/meufilhoealergicoaleite

- Mudanças na rotina: como retorno da mãe ao trabalho. Para maiores informações, ver http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/retorno_ao_trabalho_e_o_sono_do_bebe_como_fica.htm

- Desmame precoce: pode ser causa de sono interrompido do bebê. Ele acorda para tentar suprir de alguma forma a perda do peito, pode pedir um colo, um aconchego, ou mesmo a mamadeira que 'vem com a mãe junto' não é? Ou seja, é um sintoma de 'fome de mãe'.

Infelizmente, vemos frequentemente conselhos simplistas e que não analisam o contexto do bebê, sua rotina e fatores emocionais. Conselhos como dê uma mamadeira com farinha que o bebê dorme', ou 'deixe chorar'...não analisam o contexto, as sonecas do bebê, sua alimentação, e tantos outros fatores citados aqui. Ou seja, não vão na causa do mau sono, e sim no sintoma, e portanto, não resolvem.

Quanto aos efeitos do mau sono: incluem irritabilidade, exaustão e ciclo vicioso de falta de sono (ou seja, efeito crônico de falta de sono, ou 'efeito vulcânico', como já discutiremos abaixo), além de crescimento e desenvolvimento inadequados, caso a qualidade de sono esteja realmente péssima.

O sono dos bebês não ocorre "naturalmente" como muitos pensam, mas sim precisamos que lhe ajudemos a adormecer, pois eles não tem uma maturidade neurológica para "decidirem" dormir sozinhos e nem para adormecerem sem ajuda antes dos 2-3 anos, como citado acima.

Para isso, podemos implementar rituais, um conjunto de ações repetitivas que mostram ao bebê que a hora de dormir está por vir (algo como um banho, ir para o quarto, apagar a luz, ligar uma fonte de sons estáticos, sentar na cadeira de balanço e amamentar). O mesmo para as sonecas durante o dia, porém o ritual pode ser mais simples.


SZ: E o que não deve ser feito?

Andréia C. K. Mortensen: Treinamentos de sono (para condicionar o bebê a adormecer sozinho), com métodos que recomendam deixar o bebê chorando sozinho, ou não. Qualquer tipo de condicionamento pode ser prejudicial ao cérebro em desenvolvimento do bebê. Para maiores informações, ler:

Educando os especialistas- Lição número 1- O CHORO (https://www.facebook.com/note.php?note_id=257385097619240)

Educando os especialistas- Lição número 2- AS NECESSIDADES (https://www.facebook.com/note.php?note_id=265425086815241)

Educando os especialistas- Lição número 3- O TOQUE (https://www.facebook.com/note.php?note_id=276783332346083)

Não de deve tampouco manter o bebê acordado além do que aguenta, não se deve dar farinhas refinadas nem mamadeiras para 'induzir' o sono e também não se deve usar sedativos ou anti-alérgicos para induzir o sono. Nenhuma dessas medidas age na causa do sono do bebê, mas sim, novamente, no sintoma.


SZ: Quais são as possíveis soluções para “uma noite sem choro”?

Andréia C. K. Mortensen: É difícil resumir tudo aqui, não é a toa que existem centenas de livros sobre sono do bebê! Mas em poucas palavras, eu diria para avaliar sua rotina, esticar sonecas (se durarem menos de 1 hora em média), colocar o bebê para dormir mais cedo, fazer rituais de sono, ter mente aberta ao local de sono, entender as necessidades biológicas do bebê.

Para maiores informações sobre possíveis soluções, participar da comunidade 'Soluções para noites sem choro'- http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1122463


Símia Zen: Andreia, te agradeço em nos dar suas palavras esclarecedoras e positivas. Saiba que este simplório espaço virtual sempre estará a sua disposição em seu trabalho do Bem. E para finalizar:

O que você poderia dizer sobre a maternidade as jovens mães que por ventura lerem esta entrevista?


Andréia C. K. Mortensen: De modo geral eu digo que maternar com prazer é muito melhor do que maternar com pesar, pensando no que se perdeu, se renunciou (toda liberdade e espontaneidade da vida sem filhos), ao invés de se pensar no que se ganhou. Filhos são indivíduos que dão trabalho sim, principalmente quando bebês, e demandam energia, física e emocional, e demandam também que re-arranjemos expectativas frequentemente. Minha dica é ver esses desafios com bons olhos, com chances de crescimento e evolução, e curtir cada momento. Pois o tempo passa muito rápido e aquele bebê que só dormia no colo, que acordava bastante a noite, de um dia para outro passa a não querer mais seu colo, e vai se afastando aos poucos conforme sua maturidade, de modo que não é preciso (e nem recomendado) que nos afastemos deles precocemente.


Beijos


Andréia

12/10/2010.

Blog: http://lucaseisabella.blogspot.com/

Site Soluções para noites sem choro: http://solucoes.multiply.com

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo