Avó, a mãe da mãe.



Fraternas,

Creio que ser avó deva ser maravilhoso, eu ainda estou um pouco longe de desfrutar desse tipo de amor. Ainda terei que esperar bastante o dia em que embalarei os bebezinhos de minha filha, mas desde já faço meus planos de cuidados e divertimento com meus futuros netinhos, digo netinhos no plural porque sonho que minha filha se case com um homem bom e fértil e assim venha a parir muitas vezes e/ou tenha também filhos adotivos se ela desejar.

Nos meus planos, incluo os cuidados nos primeiros dias de vida enquanto minha filha esteja de resguardo e/ou em todos os momentos que ela precisar ou me permita tal alegria. Também sonho em fazer muitos programas e passeios culturais e divertidos com minha “netaiada”, espero que sejam bem travessos e alegres, que estejam sempre em busca de novos descobrimentos e aventuras. Não sei se terei a sorte de vê-los adultos, mas eu gostaria de viver até anciã para estar avó, “biza” e até “táta”. Bom... Nisso eu não posso decidir... Mas posso me cuidar para viver com saúde o tempo que tiver que ser.

A avó, bem como o ovo, tem um papel super necessário na vida dos netos, além de ajudar aos filhos a cuidarem das crianças, ela também lhes ensina valores, princípios, hábitos, costumes, macetes para lidar com a vida, lhes passam a cultura e a história da família, lhes servem como companhia, confidentes e conselheiros. Avós e avôs tendem a serem tolerantes, amigos, pacientes, carinhosos e até mimadores de seus netinhos. Quero ser assim com os meus, quando chegar minha hora de ser uma vovozinha, quero estar pronta para ser útil benéfica de verdade, para isso terei que me tornar sábia, terei que amadurecer e compreender a vida e terei que envelhecer com dignidade para fazer jus ser chamada de Avó e amada como tal. Não acho que isso me seria muito difícil, só torço para que o “Senhor Tempo Perfeito” me permita ficar por aqui por ainda muitos anos para vivenciar toda essa felicidade.

Acho que fiz uma confissão de um dos meus desejos íntimos, acho que não sou a única a tê-lo, embora escute palavras avessas de muitas mulheres tolas que temem envelhecer e interagir com a vida em idade avançada e rejeitam a felicidade de ser avó, ainda assim, creio que há ainda muitas mulheres inteligentes que sonham com uma velhice linda e rodeada de netos travessos, amando e sendo amada por seus descendentes.


Afetuosamente,

Símia Zen.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo