Aleitamento Materno.



Fraternas,

Aleitar é uma das coisas mais gratificantes na experiencia da maternidade. É emocionante e divertido, ainda que saibamos que estamos sendo drenadas em nossas forças vitais, ainda assim é muito bom, por isso não sentimos dessa forma até porque estas forças se renovam até em maior intensidade e proporção, para nós, estamos sim é vivendo um prazer como poucos nesta vida, o prazer de ser alimento, de ser manancial de vida, enfim, o prazer de ser uma humana leiteira (risos).

Dentre os inúmeros benefícios de amamentar, está o de ajustar nosso útero, pois na gravidez, ele se expande para acomodar bem nosso feto em seu desenvolvimento e com a amamentação, ele volta pouco a pouco a se contrair, fazendo com que voltemos paulatinamente retornar à silhueta normal, também inibe o desenvolvimento da obesidade e varizes posteriormente. Quando estamos amamentando, uma parte de nosso corpo se renova a cada produção e evasão do leite, do excesso de gorduras que se acumulara na gravidez vem boa matéria prima para que nosso metabolismo “transmute” em alimento para o bebê, não deixando que tais gorduras venham a se sedimentar em nosso organismo nem se locando por nossas veias. Claro que uma boa alimentação potencializa os efeitos benéficos de amamentar.

Aleitar além de nos proporcionar grande bem estar no ato, nos acalma por um longo tempo após amamentarmos. Ficamos num estado meio que “Zen”, onde esse relaxamento facilita o bom funcionamento de todo nosso corpo. Tudo na amamentação colabora para a nossa boa saúde. Bom... Se não bastasse esses benefícios da natureza, ainda há o fato que amamentar é delicioso...

Nossos bebês também sentem prazer nos mamando, é o momento de matar a sede e a fome numa única fonte, de desfrutar do calor, do cheiro e do sabor dos nossos corpos, esse carinho os ajuda a crescerem seguros e confiantes, os incentiva a desenvolver experimentações e descobertas necessárias à seu amadurecimento saudável.

Na amamentação, fazemos uma verdadeira transfusão de força vital para nossos bebês. Através do leite passamos anticorpos importantes para defendê-lo na atmosfera como seus microscópicos predadores. Inclusive podemos esguichar jatos de leite para lavar seus olhinhos quando há muita secreção ou higienizar os bicos de mamadeiras, por exemplo, porque nosso leite combate tais micróbios. Se produzimos leite a mais, empedrando e doendo nossos seios, podemos doar o excesso a quem precise, porque se estes são sempre estimulados, ficam continuamente se enchendo com fartura.

Sentir a sucção de nossos filhotes esvaziando nossas tetas e se fortalecendo com nosso leite é um prazer que não se deve perder por nada neste mundo... Amamentar é um ganho de vida para o bebê e para a mãe, pelo leite injetamos na vida de nosso bebezinho o nosso amor.

Afetuosamente,

Símia Zen.

2 comentários:

Anônimo

q ótimo texto! risos

Símia Zen.

Coleta, seleção e distribuição de leite materno. - http://www.youtube.com/watch?v=vZ4AVutxAEg

Postar um comentário

Retornar ao topo