Resguardo Pós-parto Não é Frescura é Necessidade.



Fraternas,

Após parir não há dor, mas há que se ter certos cuidados... porque o corpo precisa descansar dos nove meses de labuta interna para desenvolver o feto, e o bebe e a mãe precisam estar todo o tempo juntos pelo menos um mês, a mãe deve ficar quietinha se restabelecendo e chocando seu bebê, isso mesmo, somos também chocadeiras (risos).

O período de “resguardo é fundamental para a adaptação do bebê a nova vida no mundo. Neste momento, nosso filhote está recém nascido e ainda precisa muito estar sob os olhos atentos de sua mãe, sentindo nosso calor, cheiro e batimentos cardíacos, aos poucos ele vai se acostumando aos cheiros e sons do ambiente, mas se não tiver intermediação maternal pode estranhar e ficar muito assustado, com isso se retrair diante do nova realidade, o que é indevido a quem quer que seu bebe cresça forte, saudável e confiante na vida. Esse é um tempo riquíssimo para ambos, já que além da felicidade de estarem juntos, é também o momento em que estabelecem um tipo de código particular de comunicação, o qual será paulatinamente sofisticado no tempo da convivência. Esse processo é crucial. Alguém terá que compreendê-lo para que ele sobreviva e traduzir ao mundo suas necessidades individuais, afinal, nosso bebezinho quando entra neste, passa a ser também um morador dele e precisa por isso ter o seu lugar ao sol, mas se está incomunicável, não há maneira de se inserir bem na raça humana, a menos que nós sejamos suas porta-vozes, tradutoras e interpretes (risos).

Esse tempo de recolhimento com a cria, dependendo da necessidade de ambos, pode até ser curto, mas não pode é ser desconsiderado. Negligenciar o resguardo é pular uma etapa fundamental para o sucesso das seguintes, tanto para a saúde dos dois, quanto para o bem estar do relacionamento afetivo entre o filhotinho e a mãe, laços esses que serão as bases do bem estar interno de ambos por toda vida.

Uma outra coisa é que algumas vezes a mulher é “rasgada” para melhor sair o bebê e leva alguns pontinhos para fechar a fenda, então este período é também necessário a sua cicatrização de forma que ela terá mesmo que ficar quietinha com o bebe no colo, coladinho no som do coração, mamando, dormindo e evacuando o tempo todo. Grande é esse tempo de reclusão amorosa entre os curativos do cordão umbilical e as fraldinhas de cocô (risos), a poesia destes primeiros carinhos é o que dá a dimensão e consciência da grande responsabilidade e alegria de ser mãe. Não se deve negar isso ao filhote nem prescindir dessa curtição maravilhosa na vida.

A natureza por si nos impulsiona a grudar em nossos bebês e eles a nós, por mais insegurança que sintamos nestes primeiros dias, há o que temer. Saberemos sempre cuidar de nosso rebento em sua fragilidade e também pelo fato de que a mãe nasce prontamente cuidadora no parto de seu filhote.

Afetuosamente,

Símia Zen.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo