Algumas dicas para o aleitamento.


Fraternas,

Para fazer um bom aleitamento, não é necessária muita complicação porque por instinto e intuição a mãe saberá amamentar seu bebê, mas creio que compartilhar algumas soluções pode ajudar no caso de alguma dúvida.

Como diz o ditado popular: “Corpo vazio não fica em pé.”, por isso antes de tudo se tem que estar bem nutrida para poder nutrir. Alem de uma boa alimentação em plano geral, se pode seguir a sabedoria das antigas e consumir alguns alimentos que ajudam a ficar com leite bom e farto, como é o caso da canjica branca, caldos fortes, pirões, sopas de raízes e comida sólida com muita sustança de trabalhador braçal, por exemplo e muita água, vitaminas e sucos de frutas da época.

Outra coisa que não se pode esquecer é que o bebê precisa de bons mamilos para sugar. Antes do primeiro filho, nossos mamilos ainda não estão “calejados” (risos), então se faz necessário fortalecer a pele para ela não rachar e preparar o mamilo para que ele fique como bicos bem compostos para esta finalidade.

Para fortalecer a pele do mamilo: lambuzar com poupa da casca de banana o mamilo e ir ao sol pela manhãzinha ou final da tarde.

Para compor um bom bico: Ainda antes de parir, pedir ajuda do marido para desenvolve-los, isto é: Deixar o maridão se divertir à vontade (risos).

A amamentação se inicia com uma “aguinha” chamada de Colostro, nele há muito anticorpo, não se deve desperdiça-lo, não há porque não oferece-lo ao bebê, que de primeiro pode rejeitar mas com a insistência em colocar o bico em sua boca o bebê acaba fazendo uma sucção que alem de bebe-lo vai estimular a produção do leite de fato.

Todas as vezes que se vai amamentar, antes se deve higienizar os mamilos, isso pode ser feito com o próprio leite ou colostro.

Por conta da grande produção de leite com intervalos de aleitamento não suficientes para seu escoamento, os seios costumam vazar, escorrer aleatoriamente sem sucção, ou “empedrar”, ficar com os seios duros como se estivessem cheios de leite sólido, isso inclusive dói e pode até provocar febre e mal estar.

Em caso de vazamento: apertar com cuidado os seios, ordenhar (risos) para sair o excesso até o momento certo de amamentar o bebê. A primeira coisa que nos vem a cabeça é amamentar quando começa o vazamento, mas isso não é certo. O bom é amamentar apenas quando o bebe pede ou se ele está com fastio. È sempre bom colocar chumaços de algodão nos bicos quando sair de casa, para não ficar pingando leite pela rua (risos)

Em caso de “empedrar”: Com uma frauda úmida como água morna se pode aos poucos, com muito cuidado, ir massageando os seios e “ordenhá-los”, um bom recurso também é o velho e bom pente de madeira, se pode ir “penteando” suavemente os seios dos lados em direção ao mamilo por cima da frauda úmida.

Para quem tem leite em excesso, ou seja: mais do que seu bebê pode consumir, é aconselhável doar , pois muitos outros bebês podem estar precisando e por isso seria um grande desperdício jogá-lo fora. Neste caso se pode recorrer aos bancos de leite de humanas. Doação de leite no Rio de Janeiro: http://www.amigasdopeito.org.br/

Afetuosamente,

Símia Zen.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo