A mendicância masculina - Por Símia Zen.


Senhores,

Creio que uma das piores sequelas da realidade brasileira e conjugada com a fraqueza do espirito humano é mendicância masculina, pois não é só por conta das misérias materiais geradas por consequência da colonização caótica e abolição da escravatura muito mal feita, e nem pela atual escassez de oportunidade de trabalho formal que se tem essa imensa população masculina esmolando pelas ruas dos grandes centros urbanos brasileiros, há também outros fatores de ordem emocional, biológica e espiritual que abatem os homens desta maneira medonha. Percebo o sofrimento desses homens, me sinto impotente diante desse horror, mas uma coisa eu posso fazer... Posso votar em um homem que criasse uma proposta viável pelo menos para minorar tanto sofrimento, e é nesta esperança escrevo este texto.

Senhores, sei que o que escrevo aqui todos já estão carecas de saber, mas ainda assim me sinto compelida a continuar essa reflexão pois a mendicância não aparta apenas um homem da cidadania, ela aparta da saúde física, mental e espiritual, aparta da cultura, do conhecimento, da evolução em todos os sentidos e evidentemente aparta da família e do amor sexual feminino. Por que não é segredo para ninguém que nós mulheres temos critérios muito rígidos para a seleção de par por premissa biológica e primal da preservação da espécie, antes da cultural inclusive, por isso tais critérios primam pela capacidade de proteção acima de tudo e, por obvias razões, tais critérios não contemplam homens na mendicância, já que estes estão incapacitados às virtudes masculinas necessárias tanto a nível biológico quanto sociocultural, e obviamente nem para o amor descompromissado, nem para o amor consistente para formação de família e muito menos para a paternidade.

Vem principalmente do instinto de seleção de genes e proteção da prole o fato de não existir para as mulheres príncipes encantados mendigos. Lembrando: O amor de fêmeas saudáveis pode até ser cego e sem interesses escusos, mas nunca a ponto de por em risco a segurança de suas crias. E mesmo as mulheres nefastas que se entregam ao seu lado obscuro com os interesses sortidos do ego e/ou desnaturadas que não visam o bem estar dos filhos e até os ameaçam, para ainda estas por seus motivos espúrios, não incluem também mendigos em suas vidas sexuais. Ou seja: Os homens que caem nesta tragédia ficam sós, e com isso ficam ainda menos motivados a se erguerem e se recuperarem do infortúnio. Se não forem ajudados vão de mal a pior vertiginosamente..., e se esse mal não se bastasse em si, os homens em tal situação ficam vulneráveis a demência e assim são usados em frias estatísticas para arrecadação de verbas para programas assistenciais inúteis, nesta dinâmica é quase impossível saírem da mendicância. Não sei como se resolve isso, não entendo nada de macro política social, mas creio que deve haver alguma solução sem ser o assistencialismo inútil de governantes hipócritas que além de não resolver nada ainda usam a miséria para se autopromover e lucrar corruptamente em cima da boa fé das pessoas que infelizmente acreditam neles...

Na minha observação a distancia percebi que os mendigos vivem situações terríveis, são escorraçados das calçadas das lojas onde teriam marquises para lhes abrigar da chuva, e também quando se aproximam das pessoas para pedir esmolas ou atenção e calor humano. Por estarem tão arrasados assustam os passantes. Os homens não dão dinheiro aos mendigos a menos que sejam mulheres ou crianças, muitos partem da ideia que o mendigo é um homem que não quer trabalhar o que não é improvável no estado de doença física e mental em que estão. O contraditório é que os homens dão dinheiro a mulheres que não querem trabalhar mesmo que não sejam mendigas, e não se pode saber ao certo se estes homens desvalidos estão nas ruas porque não querem ou não tem condições e/ou oportunidade de trabalho. Realmente dar esmolas não resolve e pode viciar a pessoa nisso, porque o problema tem raízes muito maiores do que a pobreza material. E mulheres normalmente além de não dar esmolas fogem de qualquer tipo de comunicação com mendigos, também eu faço isso, porque sei que eles enlouquecem nesta vida, e estão sem satisfação do apetite sexual assim se molestam sexualmente transmitindo uns aos outras doenças fatais, daí fico com receio que me façam mal e, mesmo sentindo comiseração e remorso pelo abandono que cometo por autopreservação, fujo também.

Creio que as vidas desses homens duram o tempo das doenças e desesperança os abater, por relatos já soube de alguns casos onde o desgosto amoroso por serem rejeitados ou traídos ou espoliados pelas mulheres que eles amavam os fizeram cair nas drogas e se suicidarem como cidadãos se jogando nas ruas como sacos de lixo nas calçadas imundas, e não duvido que esta não seja a tônica comum de suas vidas pregressas fora a pobreza de nascença, sendo órfãos de pais vivos ou drogados e filhos de mães adolescentes de igual indigência. São dos homens as virtudes da força e resiliência, mas nem todo homem pode vencer grandes adversidades, alguns são fracos diante de tanta desventura e sucumbem até tão baixo estado de vida... Creio que quando pensamos no bem estar e boa qualidade de vida dos homens não poderíamos esquecer-nos dos que se afundam nas drogas e na mendicância, pois estes mesmo que muito fracos também são homens.

Hoje existem inúmeros atendimentos assistencialistas as mulheres desvalidas e muito poucas ficam a mercê das ruas como mendigas, ou por estarem sobre a guarda do estado em asilos a principio para idosas e doentes mentais e outros acolhimentos de instituições privadas ou religiosas. As ONGs especializadas em assistência as mulheres também abrangem um quinhão nisso, seja apenas por interesse de receber dinheiro livre de impostos, seja por ideal filantrópico de fato, seja como fachada para outros interesses tais como alavanca para dondocas ganharem mídia e/ou como trampolim para carreiristas na politica feminista, de qualquer forma não se vê tantas mulheres na mendicância como se vê homens, até porque a pobreza e desgostos amorosos femininos também são capitalizados pela indústria de prostituição em sua nefastidão, e não são raros os casos de prostitutas acolhidas como amasias pelos homens que as usam, daí as mulheres têm mais chances de não esmolarem pelas ruas.

Bom... Concluo esperando ter sido algo útil na reflexão masculina que este site propicia, e sabendo do exemplo dos homens que caíram na miséria por amor, torço para que os homens de boa fé que se deixam levar por paixões insanas por nefastas com cara anjo fiquem mais espertos e nunca deixem seus cartões de credito acessíveis a elas, porque quem vê cara não vê coração...

Cordialmente,

Símia Zen.

Posted 15th August 2011 by Abdall

Fonte: Texto originalmente publicado no site Reflexões Masculinas - Revista Online sobre o Homem e a Masculinidade.
http://reflexoes-masculinas.blogspot.com.br/2011/08/mendicancia-masculina.html
==============================================SZ.

0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo