Entrevista com Luciano Santana: A Bioenergética Sexual.


Fraternas,

Dando continuidade as Entrevistas com os Homens: Segue as palavras do terapeuta Bioenergético Luciano Santana, dono das comunidades do Orkut "Quarto Caminho", "O Centésimo Jaguar [J100 e "Forsaken", 33 anos, nascido e residente em Salvador / Bahia. Este homem generoso, no espírito da compaixão e caridade, compartilha conosco em sua entrevista seus vastos conhecimentos sobre a dimensão energética do sexo na natureza humana, e assim nos favorece a uma melhor reflexão e discernimento dentro de nossas possibilidades, limites e escolhas na prática sexual e, por efeito, em nosso bem estar afetivo sexual e boa qualidade de vida em geral.


O Luciano Santana:


SZ: Em quais comunidades do Orkut e blogs que participa como membro, dono ou moderador?

Luciano Santana: Atualmente, não participo ativamente de nenhuma comunidade do Orkut. Apesar ter sido moderador da antiga "O Lado Obscuro das Mulheres" e dono da "Quarto Caminho", "O Centésimo Jaguar [J100]" (direcionado a assuntos do Vale do Amanhecer, o qual exerço a atividade de Médium Doutrinador), "Forsaken" (comunidade da banda o qual sou músico e compositor) e "Cafajeste Esclarecido".


SZ: Qual é a sua Formação acadêmica?

Luciano Santana: Formado em História, mas exercendo a profissão de Terapeuta Bioenergético. Trabalhei algum tempo na área de Arqueologia, mas estou mais feliz agora. Mais satisfeito profissionalmente. Tenho uma missão e estou motivado. Antes tinha a sensação incomoda de estar contribuindo com o sistema, sustentando uma sociedade que estava destruindo o planeta. Mas agora sinto que estou trabalhando para reverter este processo e então apoiar o futuro do sistema de saúde e da humanidade.


SZ: Como foi sua educação familiar e religiosa?

Luciano Santana: Fui criado por pai cético e mãe católica. Minha educação primária foi em colégio de freira (católico). Logo depois, no final da adolescência, participei de um grupo gnóstico, que ampliou muito minha visão de mundo. Após o término da faculdade, cinco anos depois, ingressei no corpo mediúnico do Vale do Amanhecer. Fui Iniciado e deparei com a Doutrina que respondeu muitas perguntas que me aborrecia.


SZ: Como se define?

Luciano Santana: Como cidadão, um estudante do Bioenergético, que é uma área da Medicina Alternativa, onde buscamos a prevenção e a cura das patologias através da reeducação alimentar e investigação do campo holístico e sistêmico do corpo bioenergético do cliente.

Como homem, me considero espiritualista, avesso a dogmas doutrinários sexistas, religiosos e políticos... Um cientista da alma e do espírito.


O Método Bioenergético:


SZ: Por favor, poderia detalhar mais sobre sua formação e atuação como terapeuta bioenergético?

Luciano Santana: Sou formado pelo Curso do Método Bioenergético, promovido pela ESPA – Associação Educação Para Saúde Com Práticas Alternativas – Casa do Renascimento, realizado pela formadora Maria Paschoalina Barbieri, da Associação Bioenergética Matogrossense – Cuiabá/MT. Neste curso houve um criterioso processo de seleção onde não foi visada a quantidade de terapeutas a serem formados. Como o Método Bioenergético é muito recente no Brasil, trazido em outubro de 1993, há pouco material teórico na língua Portuguesa disponível, sendo os mais respaldados os postulados de Barth, o pesquisador que introduziu o método e o adaptou à realidade das terapias naturais, o vídeo de Kwang, W.T. – Testes Neuromusculares II e as inúmeras conferências e congressos da Rede Biosalud. Há ainda as pesquisas de Peter H. Fraser e Harry Massey, que estão expostas no livro “Decodificando o Corpo Bioenergético: A Base da Ciência Médica do Futuro”, que serve de apoio para estudo e acesso ao público interessado.


SZ: Poderia esclarecer um pouco mais sobre o bioenergético?

Luciano Santana: A proposta do Método Bioenergético é capacitar o terapeuta holístico a enxergar todos os distúrbios - ou “doenças”, que é o termo vulgar do meio acadêmico - com a visão mais abrangente possível. É simplesmente mais cômodo ignorar e minar a esperança daqueles que estão sendo afligidos com males ditos “incuráveis”. Felizmente, não ignoramos áreas não exploradas da medicina. O Método Bioenergético vem investigando e esclarecendo o que se converteu em dogmas do modelo oficial. Cremos que todos os seres possuem Ki, que é um conceito de origem japonesa da Energia Vital, ou Prana, em sânscrito. Esta força pode ser captada de várias maneiras e é responsável em prolongar a vida, quando o ser a absorve em abundancia na natureza; ou causar o aceleramento da morte, em caso de distúrbios graves e alimentação precária. O Método Bioenergético interpreta os distúrbios como o bloqueio da circulação da Energia Vital nos órgãos por inflamações e parasitas diversos. Só para termos uma ideia, a cientista canadense Hulda Clark, Ph.D., N.D., bióloga especialista em biofísica e fisiologia celular, afirma que os seres humanos possuem apenas dois tipos de problemas de saúde: poluição e parasitas. A poluição está ligada não apenas ao ar que respiramos, como também com o que nos alimentamos, escutamos, enxergamos, pensamos e sentimos. Os parasitas são inúmeros, estudos revelam que do milhão de espécies catalogadas, 2/3 são parasitas, e podem hospedar o homem caso seu sistema imunológico esteja deficiente decorrente de certas medicações alopáticas, stress, sentimentos e pensamentos negativos.

Baseado nos conhecimentos da Medicina Oriental, o Dr. Yoshiaki Omura criou este método. O método é um teste neuro muscular de cisnesiologia aplicada, que leva em conta o grau de Energia Vital no organismo, levando em consideração que o corpo é constituído por uma realidade física e uma realidade bioquímica. Para esclarecer melhor, entendemos que a medicina está dividida em dois aspectos: o bioquímico e o bioenergético (energia e informação). A medicina alopática é reducionista, e está voltada apenas para o aspecto bioquímico, ignorando o bioenergético. O Método Bioenergético representa a integração desses dois aspectos da medicina. Se algo não funciona bem (bloqueios energéticos), em termos genéticos ou bioquímicos, o resultado pode ser as doenças e indisposições físicas e psíquicas. Diferente da Medicina Convencional, o Bioenergético aborda o problema de outra perspectiva: procura as raízes da causa dos distúrbios/doenças. Em outras palavras, o Método Bioenergético é uma checagem não invasiva que detecta e decifra as mensagens do sistema energético do corpo, concebendo uma maneira do próprio corpo dizer o que está errado e quais são as melhores terapias para o próprio corpo se corrigir.


SZ: Em sua opinião a mente pode produzir pensamentos que interfiram na constituição enérgica do ser humano e alterá-las?

Luciano Santana: Sim. Uma mente não educada está constantemente criando situações que bloqueiam a circulação harmoniosa da Energia Vital no organismo. O corpo humano reserva suas energias através de exercícios físicos, contato com a natureza; luz do Sol, alimentos sadios, de preferência herbívoro e cru, e da respiração completa - utilizando os músculos abdominais. A depender dos desejos, ou melhor, dos pensamentos decorrentes dos vícios alimentares e emocionais, minamos as reservas da Energia Vital do organismo.


SZ: De acordo com seus conhecimentos, o pensamento interfere nos sentimentos humanos e estes podem alterar nossa constituição energética?

Luciano Santana: Certamente. Em nosso corpo, cada órgão tem sua energia própria. Se estivermos bem conosco e com a realidade em nossa volta, a Energia Vital circula livremente de um órgão para o outro sem nenhum bloqueio. Caso contrário, ela é bloqueada, colapsando os órgãos e tecidos. É muito importante que nossa Energia Vital circule livremente sem nenhum bloqueio. Desta forma, teremos boa saúde e apresentaremos uma harmoniosa constituição energética. Para nível de esclarecimento, nossa Energia Vital Circula na seguinte ordem: do pulmão para o intestino grosso, para o estômago, baço e pâncreas, para o coração, para o intestino delgado, para a bexiga, para os rins, para a circulação – sexo, para o Tríplice Aquecedor, para a vesícula biliar, para o fígado, e volta para os pulmões. Perceba que uma saúde adequada começa com uma boa respiração, uma inalação de ar mais consciente, que preencha completamente os pulmões. Certas posturas corporais, emoções e pensamentos negativos dificultam a assimilação de Energia Vital/Prana pelo órgão respiratório e sobrecarrega o fígado.


SZ: Há alguma relação entre a parte energética do ser humano e o sistema endócrino e imunológico no corpo orgânico?

Luciano Santana: Totalmente. O Sistema Endócrino e Imunológico estão diretamente ligados e dependem da Energia Vital que circula no organismo. Uma baixa na Energia Vital significa um alerta ao sistema de defesa do organismo. O Sistema Endócrino, por sua vez, trabalha de forma confusa, causando disfunções e distúrbios diversos, sendo que as glândulas Timo e Tireoide são as mais afetadas, já que estas duas são as responsáveis pelo equilíbrio do Sistema Imunológico.


SZ: Acredita que homens e mulheres são iguais energeticamente?

Luciano Santana: São completamente diferentes. Na verdade são constituídos de energias opostas que se complementam. Esclarecendo melhor, o que quero dizer é que a Energia Vital que os homens e as mulheres absorvem e circula no organismo é a mesma, o Prana, mas a manifestação biológica e psicológica desta força no maquinário orgânico é distinta. Existem teorias sociais que justificam as características masculinas e femininas como de ordem cultural e social, mas não é bem assim. O fator cultural e social influencia muito pouco os modelos bioenergético e genético das pessoas. Para facilitar a compreensão, apresentamos esta síntese, adaptando-a a necessidade desta entrevista:

CARACTERÍSTICAS PSÍQUICAS

Masculinas:

Femininas:

Coragem

Compaixão

Capacidade de decisão

Modéstia

Caráter direto

Suavidade

Firmeza

Prudência

Nobreza

Economia

Sinceridade

Paciência

Generosidade

Sensibilidade

Tabela 1: Características psíquicas positivas masculinas e femininas.

Os distúrbios orgânicos e energéticos podem acarretar características psíquicas negativas, a citar:

Masculinas:

Femininas:

Insensibilidade emocional.

Falta de lógica, ilogismo.

Deduções sem lógica.

Contradição e confusão mental.

Falta de senso de realidade.

Verborreia, falta de clareza.

Orgulho mental, fanfarronice.

Subjetivismo, artimanha.

Devaneios teóricos.

Retraimento

Inflexibilidade.

Incapacidade de pensamento reflexivo.

Cristalização, formalismos, conservadorismos.

Emotividade exacerbada, sentimentalismos.

Tabela 2: Características psíquicas patológicas masculinas e femininas


A bioenergética Sexual:


SZ: De acordo com a bioenergética como se caracteriza a masculinidade e a feminilidade?

Luciano Santana: A constituição física do homem e da mulher é adaptada a manifestarem suas características psíquicas peculiares. Pelo mesmo princípio, o homem é sempre Yang, manifesta força positiva, de afirmação; e a mulher sempre Yin, manifesta força passiva, de recepção/acolhimento, mais voltado ao social. Os alimentos que ingerem são transformados pelo organismo para cumprirem suas funções especificas. Se há desvios, deturpações e patologias, significa que algo não funciona bem e a Energia Vital está sendo bloqueada em uma ou mais regiões.


SZ: Conforme seus estudos, como se dá o processo bioenergético numa cópula?

Luciano Santana: A relação sexual genital entre homem e mulher além de um estímulo de prazer é uma troca bioenergética. Enquanto o homem sede sua força Yang, a mulher sede sua força Yin. O ato sexual é uma maneira de se diluir os conflitos; homens (Yang) harmonizando-se com as mulheres (Yin) e vice-versa, porém isso vai muito além desta simples dualidade entre os sexos, isto significa que cada um absorve do outro seus pontos positivos (ver tabela 1), desde que estejam em equilíbrio com a flexibilidade; valorizar a objetividade, contudo humanizá-la com o amor ao próximo, utilizar a razão, desde que alicerçada na sensibilidade e assim por diante.


SZ: Quais são os efeitos bioenergéticos e suas influencias no corpo orgânico das praticas da masturbação, do sexo oral e do sexo anal?

Luciano Santana: Na masturbação ocorre apenas o estímulo de prazer, não há a troca de energia que advém do ato sexual. Na verdade, a Energia Vital é desperdiçada com o devaneio mental e o desgaste do centro sexual, podendo ocorrer bloqueios energético nessa área. Já o sexo oral e o sexo anal são estímulos sexuais de preferências e gostos sexuais, nada de anormal quando praticado em concordância mútua e a higiene necessária.


SZ: Quais são os efeitos bioenergéticos da prática do aborto?

Luciano Santana: Os piores possíveis. Vão além dos prejuízos denunciados pela ciência. Uma mulher que praticou/pratica o aborto tem problemas psíquicos gravíssimos, a começar pelos parceiros que ela seleciona.


SZ: Quais são as consequências bioenergéticas da rotatividade sexual para homens e para mulheres?

Luciano Santana: A energia sexual é elaborada do melhor da Energia Vital de cada alimento, pois essa potência é direcionada à geração de novos seres. Cada ser humano tem sua energia própria impressa no seu centro sexual, que serve de base genética para a criação de seus descendentes. As mulheres que se relacionam com muitos homens, ou que comercializam seu corpo, se encontram super contagiadas com a impressão energética de todos os homens que mantiveram relação sexual. O mesmo se dá com os homens. Os filhos herdados desses pais portarão toda a herança energética que seus geradores possuíam, juntamente dos inúmeros contatos sexuais que mantiveram com diferentes pessoas.


SZ: Quais são as consequências bioenergéticas da abstinência sexual para homens e para mulheres?

Luciano Santana: A energia sexual é a mais volátil energia que o homem e a mulher produzem no organismo, portanto muito difícil de ser armazenada ou transmutada. A abstinência sexual, camuflada por interpretações religiosas equivocadas ou pseudofilosofias, pode gerar distúrbios e bloqueios no centro sexual, gerando manifestações psíquicas destrutivas a si mesmo como aos membros de uma sociedade. A Inquisição, que se refere às várias instituições dedicadas à supressão da “heresia” no seio da Igreja Católica, é um bom exemplo dessas patologias psíquicas.


SZ: Qual relação há entre a dimensão bioenergética do ser e a alimentação?

Luciano Santana: A quase totalidade das pessoas se alimenta inadequadamente. A maioria ingerem alimentos deficientes em Energia Vital, e a alimentação de carne, açúcar branco e farinha branca, são os que mais prejudicam o ser humano, sem contar as drogas lícitas. Nesses alimentos a Energia Vital é praticamente inexistente. O Método Bioenergético os rotulam de Alimentos Mortos, por acelerarem a morte por não conterem Energia Vital. Tais alimentos sujam o sangue e, sangue sujo com essas substâncias é atrativo para a proliferação de parasitas. Alimentos ricos em Energia Vital são frutas, verduras, ar puro e água potável. Logo percebemos que o ritmo de vida de uma grande capital conspira contra a manutenção da saúde. Para 90% das doenças o Método tem solução rápida e fácil, porém a maioria das pessoas prefere manter um hábito alimentar suicida, procurando o Método Bioenergético quando estão com o corpo intoxicado de tratamentos químicos, retalhado e/ou mutilado por cirurgias.


SZ: O que é transmutação sexual e para que serve?

Luciano Santana: Entende-se como transmutação sexual a capacidade de manipular a energia sexual em algo produtivo para si e para a sociedade. Esse processo ocorre quando a Energia Vital está na circulação e passa para o sexo. Quando chega nesta área, há um desconforto onde a energia impulsiona o homem (ou a mulher) para o ato sexual; ou, caso haja uma atividade física, emocional e/ou intelectual sendo realizada, há um reforço injetado dessa volátil energia, ocasionando assim um aperfeiçoamento da atividade. Atletas, artistas e muitos escritores estão constantemente transmutando a energia sexual. No Oriente existiam escolas tântricas que ensinavam práticas sexuais que ajudavam a transmutar a Energia Sexual, mas hoje não se tem notícias dessas antigas escolas de “mistérios”. No Ocidente, o tantrismo foi pouco compreendido e, consequentemente, deturpado, se criando escolas e livros que ensinam os adeptos a aumentarem o prazer sexual genital para obterem mais orgasmos; o que desvia totalmente da proposta primordial do Tantra.


SZ: Acredita que o método bioenergético pode de alguma maneira beneficiar os casais na otimização do relacionamento afetivo sexual e aos homens e mulheres que estejam com problemas sexuais a se curarem, tais como: impotência, frigidez, compulsões sexuais, , ejaculação precoce e outros distúrbios e disfunções sexuais?

Luciano Santana: Como no Método Bioenergético é o corpo do cliente que informa as causas e terapias necessárias para o restabelecimento da saúde, é certo o equilíbrio sexual do casal, se, e somente se, o cliente com distúrbios nessa área se submeter ao tratamento de forma correta.


Seus conselhos e orientações aos jovens e palavras às mulheres:


SZ: Luciano Santana, agradeço sua generosidade em compartilhar nesta entrevista seus conhecimentos sobre a bioenergética sexual e esclarecimentos sobre suas possibilidades positivas para o bem estar dos homens e mulheres. Saiba que este simplório espaço virtual sempre estará a sua disposição no que estiver ao nosso alcance para colaborar com seus bons propósitos.

Luciano Santana: Eu que agradeço a oportunidade e te parabenizo pela iniciativa em abrir este espaço, dando oportunidade às pessoas a conhecerem melhor o Método Bioenergético, uma área pouco explorada da Medicina Alternativa.


SZ: Para finalizar: Quais seriam seus conselhos e orientações para os jovens e adolescentes no que toca a dimensão bioenergética do ser humano? E também poderia dirigir suas boas palavras às mulheres que por ventura lerem esta entrevista?

Luciano Santana: Diante de tudo que foi dito, o que posso sugerir é que busquem uma alimentação mais saudável para o perfeito funcionamento de vossos órgãos e circulação da Energia Vital. Assim vocês evitarão muitos problemas que a Medicina Convencional alega ser “incurável”.

As mulheres de alguma forma já buscam um ritmo de vida mais natural em consonância com sua estrutura energética. E como muitas optam por serem mães, isso irá influenciar lentamente o comportamento de seus filhos. É necessário entender que os filhos aprendem com exemplos; e não com conselhos.

Luciano Santana.


Cafajeste Esclarecido:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93892045

O Centésimo Jaguar [J100]:

http://lucianubis.blogspot.com.br/?zx=ba4fddf4ce46ae49

=============================================Símia Zen.


0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo