Alimentação Saudável


Fraternas,

Alimentar-se é renovar seus laços com a VIDA, é nutrir o corpo físico para que este não sucumba em doenças ou perca as forças vitais tão importantes para a realização dos sonhos da alma. Diz a sabedoria oriental que nós somos o que comemos.

A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica, como por exemplo: idade, sexo, clima, funcionamento endócrino, constituição corporal, tipo sanguíneo, de acordo com seu modo de vida, atividades físicas e intelectuais, objetivos, desenvolvimento evolutivo etc. Por isso que a culinária domestica e artesanal é de sua importância para o bem estar de cada membro de nossas famílias. Evitar a comida industrializada vendida em supermercados para as massas também é evitar a exposição de organismos únicos a um molde culinário generalizante que pode ser incompatível com as reais necessidades de nutrição de tais organismos únicos e até infortúnios com intoxicações e envenenamentos sérios.

As quantidades e junções dos alimentos também devem estar em harmonia com cada corpo orgânico, personalidade e estilo de vida de cada um, por isso se tem que conhecer seu corpo e descobrir com que e como se alimentar, porque nossos corpos não veem com manual para isso.

Insisto: Cada um deve investigar quais são os alimentos básicos para si, pois cada corpo tem suas particularidades e por isso cada um tem sua própria dieta a seguir para promover e fortalecer sua saúde. Cada pessoa deve comer o que seu organismo mais precisa e evitar o que lhe pode causar danos, tem gente que não digere bem uma coisa que outra pessoa digere super bem. O meu organismo, por exemplo, não tem boa tolerância para digerir carne, gorduras, pimentas ardidas e alimentos alcoólicos, mas conheço pessoas que comem é ficam ótimas, não há portanto um rol de alimentos que sirva para todos.

Olha, quem mastiga legal aproveita mais os benefícios do alimento. Diz a velha e boa sabedoria oriental que se deve: "Transformar na boca o que é solido em liquido, e o que é liquido em solido", se mastigamos bem nossos alimentos já ajuda bastante em sua digestão, e o alimento bem digerido, assimilando o que bom e descartando o que não serve nunca nos fica pesado.

Também se pode optar para se alimentar com qualidade por não ingerir alimentos industrializados que contenham "química alienígena", isto é: que tenham sido produzidos como recursos químicos ou outros que sejam antinaturais prejudiciais à saúde. Nada pode substituir os alimentos naturais em sua energia integral, não adulterada, nem em saciedade e saúde para nosso organismo, nem em cheiro, sabor e aparência para nosso prazer sensorial.

Fraternas, para fazermos uma boa refeição, nutritiva, que proporcione saciedade e limpa de venenos vindos da poluição ou agrotóxicos nocivos a saúde não se precisa de muito dinheiro nem de muito tempo em seu preparo. O importante é mesmo comer coisas da época e nativas de preferencia, essas coisas normalmente são mais baratas e se encontra fácil. Existem entrepostos e feiras livres que vendem alimento limpo e fresquinho a um preço não muito alto, mas se tem que procurar e discutir preço com boa vontade com os comerciantes. Ademais, quando se come alimentos com boa qualidade não se precisa comer muita quantidade para se nutrir, daí se faz uma economia maior do que se comprássemos coisas ruins que teríamos que comer grande quantidade para o corpo aproveitar só um pouquinho. Fora isso, comer muito exige muito trabalho do organismo no processo de digestão ou pode desenvolver doenças como a obesidade, por exemplo. O melhor é comer com qualidade não pela quantidade, mesmo que se fique com um espacinho no estomago não preenchido, isso inclusive é bom, pois não se corre o risco de dilatar o estomago e acabar ficando deselegante aos olhos do homem amado.

A disciplina alimentar conhecida como vegetariana, prima por nutrir-se sem que seja necessário suprimir a vida de outros animais, embora seja natural um animal carnívoro alimentar-se de outro (cadeia alimentar). Se entende no vegetarianismo que o ser humano tem condições naturais para optar sobre isso, desenvolvendo seu corpo físico a se adaptar a alimentação apenas com vegetais. Porém, se deve ter cuidado em adotar esse tipo de alimentação para crianças pequenas sem antes ter certeza das reais necessidades do jovem organismo que se desenvolve e o resultado pode ser positivo ou não. Mas existe uma variação menos radical de vegetariano, os ovolactovegetarianos, o qual me identifico, que também se alimenta com leite e seus derivados e ovos, desde que estes ovos não estejam galados/fecundados, claro. A título de ilustração: Em latim “vegetus” significa as palavras “forte”, “vigoroso”, “saudável”.

Fraternas, naturalmente nem todas as pessoas poderiam se alimentar apenas com vegetais, leite e ovos... Alguns, os carnívoros, por real necessidade de seus corpos, precisam se alimentar com os corpos de outros animais como, por exemplo, os corpos dos peixes, dos crustáceos, das aves, dos bovinos, dos caprinos e outros, mas creio que muitas das pessoas que se alimentam como os carnívoros nem sempre são verdadeiramente carnívoros por real necessidade fisiológica e sim por condicionamento cultural, onde não só é dispensável o uso de animais para a alimentação e/ou poderia ser em bem menos quantidade de suas carnes e sangue, já que se desperdiçam muitas vidas animais nas sobras dos pratos.

Ademais, a cultura da alimentação carnívora gera um sem numero de sofrimentos na criação e abate de tais bichos e nem sequer lhes dão oportunidade de defenderem suas vidas em embates com seu predador como são nas caçadas o que é de regra da Natureza. Mas não vou me estender nesta questão, pois nem me sinto apta a fazer julgamentos levianos sobre isso. Creio que o mais sensato seja que cada um conheça as reais necessidades de nutrição de seu próprio corpo físico e partir disso se alimente como lhe convêm para sua saúde e bem estar, pois antes de tudo, o ser humano também é bicho e faz parte da cadeia alimentar dentro da dinâmica da natureza onde um bicho come o outro e apenas opção alguns primatas humanos não comem outros animais. Portanto, cada um que coma o que precise comer para a manutenção da vida em seu corpo.

Bom... Contado que esta escrita venha a ser algo de útil às pessoas que nos visitam e, que encontre aqui, um ponto de incentivo para evitar a alimentação ruim e os maus hábitos inerentes que em nada favorecem a VIDA no corpo orgânico.

Fraternamente,

Símia Zen.



0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo