"Isso é uma questão de honra!" (será?)



Fraternas,


Esta é uma das frases mais executadas no repertorio da mulher atual, no entanto isso demanda uma boa reflexão para encontrarmos a verdade que permeia esse clamor, pois será que realmente esta frase tem a ver com uma afirmação de valor de fato?

Noto que falamos de honra muitas vezes de forma leviana e sem a devida noção do que seja seu significado e para pormos em pauta uma determinada questão, mas pode não ser por defesa da honra, mas apenas por insana teimosia e intransigência, tipo um capricho mascarado por coisa de tanta importância como honra para uma mulher. Afinal desde tenra infância aprendemos por condicionamento a bater o pé e fazer bico, só que quando pequeninas não damos nenhuma justificativa para nosso querer sem mais porque, crianças são mais sinceras...

Segundo o que suponho ser a virtude da honra, ela é um misto de honestidade, integridade, dignidade e solidariedade para consigo e os outros, que guarda em si princípios e valores morais, é só é de fato verdadeira quando é manifesta diante das circunstâncias da vida na postura de uma pessoa e não só por discursos exibicionistas e vãos, mas nas práticas cotidianas ante as situações da vida, se conseguimos alcançar isso, temos a recompensa de nos sentir contentes conosco, e isso é muito agradável, nos leva a paz internamente. Honradez é como o inverso da corrupção, da falsidade e da mesquinharia. É difícil manter essa disciplina, mas não é impossível...


Desde que o ser humano sacou que para enfrentar a realidade circundante com todas as suas intempéries naturais, predadores e mais a disputa pela vida entre os demais grupos humanos, que se estabeleceram alguns códigos de relacionamento humano para que juntos ficassem mais fortes e vitoriosos, isso não compreende só a homens, mas mulheres também, tais códigos se basearam fundamentalmente no senso de ética dos grupos, e moral por efeito. A partir do senso desenvolvido pela necessidade de sobrevivência, regras, normas, padrões de conduta, leis, foram sendo criados, nisso o conceito de honra foi se formando flexivelmente nas culturas.


Bom..., dar valor a honra é bacana, zelar por sua honra é mais bacana ainda, mas aí tem de cultivar em si essa virtude moral, disso pressupõe abrir mão de uma série de prazeres e liberdades. Será que estamos mesmo a fim de termos questões de honra? Elas demandam , mesmo que não gostemos, muitas responsabilidades indigestas sobre nossos próprios atos. Não se pode firmar o pé em nome de nossa honra, sem ser honrada de fato, pois isso não passara de capricho teimoso, mulheres não são crianças de colo..., por tanto fazer manha não tem consistência, não vai valer para de fato se resolver qualquer problema na lida adulta com as pessoas e com o mundo.

Ter honra é questão de decisão interna, de escolha a decidir não seguir os apelos do ego faminto. Não ter honradez é bem mais fácil e efemeramente prazeroso do que ser honorável e ter que se privar de inúmeros prazeres imediatos. Bom isso ainda nós mulheres temos que decidir, mas uma coisa é certa, bradar “Isso é uma questão de honra!” só faz sentido quando se tem honra a zelar.


Contando que essas palavras tenham sido algo útil ao nosso bem estar quanto mulheres, subscrevo-me,


Cordialmente,


Símia Zen.


0 comentários:

Postar um comentário

Retornar ao topo