Dia dos Pais, Apenas Pais

O Dia dos Pais também é um dia rentável ao comercio. Não chega tão próximo a rentabilidade que o dia das mães representa.Sempre que se aproxima a data eu reflito sobre as relações afetivas  entre os pais e seus filhos.
Às vesperas do dia é comum vermos algumas reportagens de telejornais ou de programas de TV, casos de homens que na ausência da mãe, por morte ou outro motivo, assumem a responsabilidade de criar seus filhos sozinhos, então estes pais encaram a tarefa de de  trocar as fraldas das crianças, dar mamadeira, dar banho, trocar as roupas de seus filhos, etc. É importante dizer que homens como estes, de fato, podem assumir um papel muito mais honroso do que certas mães que têm em tais deveres somente mais um enfardo, não demonstrando quaisquer laços de afetividade nessas tarefas. Porém, quando os meios de comunicação mostram a rotina destes pais, percebemos que o que pretende se mostrar são homens que assumiram alguns aspectos  tradicionalmente ligados a maternidade na criação de seus filhos, como se para mostrar que para ser um bom pai seria preciso fazer tudo isso, e não apenas exercendo  a condição tradicional de pai. Isso acontece porque infelizmente em nossa sociedade a maternidade é mil vezes mais valorizada que a paternidade.

O que quero falar aqui, é daquele que sai para trabalhar de manhã cedo e volta ao entardecer para casa, aquele pai que pouco demostra seus sentimentos que podem parecer de fraqueza, como o choro, mas que quem é filho sabe dos seus verdadeiros sentimentos, o pai que ao invés de passar a mão na cabeça do filho, aplica aquela bronca quando o filho faz burrada, o pai que leva o filho para assistir a uma partida de futebol, ou para pesca, ou que tira qualquer tempo para qualquer outra atividade recreativa com o  filho, o pai que indenpendente dos defeitos é lembrado com respeito e ternura pelos filhos.
Podem existir elementos  que na formação do filho o papel do pai tradicional não atende integralmente, como é o caso da demostração de afeto que pode ser interpretada errôneamente como fraquesa, é talvez com o pai que aprendemos a ver o lado mais realista da vida, a outra parte da formação do filho poderia ser perfeitamente complementada pelo papel da mãe, é um dos motivos porque sou favorável ao modelo tradicional de família. segundo a teoria freudiana do Complexo de Édipo, o filho, em um determinado momento, sente o desejo pela mãe e passa a ter uma adversidade pelo pai, com o passar do tempo, este filho passa a admirar o pai.Algo que é normal e importante na formação do filho.
Tive pouco tempo para conviver com meu pai, não por motivo de falecimento, mas por motivo de divorcio, há algum tempo, como na maioria dos casos ainda hoje, a guarda dos filhos fica com a mãe, felizmente com a lei de guarda compartilhada há um reconhecimento maior no papel da paternidade. Quando lembro do meu pai, sempre o lembro com admiração e sei que muito dele está em mim.
A todos os pais, e principalmente a estes tipos de pai que não tem sido muito saudados ultimamente, e a todos os que  têm o privilégio de ser filhos destes pais, que sempre tenham um feliz dia dos pais.

5 comentários:

FTM GUY

NÃO SOU PAI, NÃO POR FALTA DE VONTADE EM SÊ-LO, MAS SOU FILHO E ME SENSIBILIZEI COM A TERNURA E INTELIGÊNCIA DO TEXTO! PARABÉNS!ADOREI LER SEU ESCRITO E APARTIR DE AGORA SOU SEU SEGUIDOR, É BOM VER BLOGS DESTA QUALIDADE! UM ABRAÇOmeu blog: www.ftmguybrasil.blgspot.com

FTM GUY

correção do end do blog:www.ftmguybrasil.blogspot.com=)mais uma vez parabénsLUZ

Lobo Sagrado

Belo texto. Uma coisa que me irrita é ver como a Humanidade em geral tem a tendência de ir de um extremo ao outro, parecendo nunca chegar a um meio termo.No caso da paternidade também é assim. Enquanto alguns pais são totalmente ausentes, omissos aos problemas de seus filhos, acreditando que basta apenas por comida na mesa que já está fazendo sua parte, tem aqueles que, na idéia de ser um bom pai, acabam assumindo um papel igual ao da mãe. Eu jamais tive a idéia de que ser um bom pai é ficar em casa limpando bunda de pirralho e cozinhando mingau com avental amarrado à cintura. Concorco com você quanto a todas estas atividades e espero tê-las com meu filho, caso um dia eu tenha.Ser um BOM PAI de verdade é ensinar ao menino somente aquilo que um pai pode emsinar. Até mesmo aquela coisa de levar o garota pra zona para se iniciar sexualmente, isso é algo que somente um pai deve fazer. E como os meninos de hoje estão crescendo cada vez mais efeminados e frouxos, ta precisando mesmo de se fazer isso quando eles atingem a adolescência.O menino deve aprender com pai a dirigir, a atirar, a sobreviver na mata, a lidar com mulheres, a lidar com outros homens, a separar o que é masculino e feminino e o que honesto e justo daquilo que é perverso e sujo. Penso que deveríamos escrever mais sobre este assunto em nossos blogs. Faz parte da nossa "campanha" de resgarte de antigos valores masculinos. Tudo começa pela educação dos novos homens que estão chegando, porque os atuais não tem mais jeito...

Júlio César

Concordo contigo Maurício...tudo é pelo comércio...a mulher está mesmo mais valorizada...até delegacia de mulher já existe e a pergunta que se faz: devemos ter delegacia exclusiva para homens. Parabéns pelo seu blog. Visite e participe também do blog do servidor público. AT+

Yredlav

Publiquei um material interessante e que poderia ser abordado também no seu blog.
Gostei muito dos textos daqui, porém não tenho visto atualizações.
Se quiser visitar o meu, é este aqui: jovempensador.wordpress.com

T+

Postar um comentário

Retornar ao topo